Portúgues:

Parasha de Matot, e Maasseh. Apos 40 anos de peregrinação no deserto são enumeradas as 42 estações por onde passou o povo de Israel. Sabemos que a geração que vagou durante este tempo foi denominada de , geração do conhecimento, uma vez que aprenderam diretamente de Moisés. Uma geração teórica, que não quis colocar em prática os mandamentos indicados para serem cumpridos na terra santa. Nesta semana a parasha nos depara com Moisés estando a poucas semanas de iniciar a travessia do rio Jordão enfrenta a questão, de duas tribos (Gad e Menashe), pedem para não entrar na terra prometida. Apos um acordo que prevê o fornecimento de soldados para a frente de batalha destas duas tribos, até que todos recebam suas terras, só então voltariam para suas casas. O compromisso foi aceito por ambas as partes. Esta nova geração preocupada com o lado financeiro quer ficar do lado onde as pastagens são adequadas para o seu numeroso rebanho. Temos sim que trazer espiritualidade para o nosso dia a dia, porém nunca esquecer que este serviço deve ser feito na terra santa. Shabat Shalom

Español:

Parasha de Matot y Maasseh. Después de 40 años de vagar por el desierto, se enumeran las 42 estaciones por donde pasó el pueblo de Israel. Sabemos que la generación que vagó durante este tiempo se llamó la generación del conocimiento, ya que aprendieron directamente de Moisés. Una generación teórica que no quiso poner en práctica los mandamientos señalados para ser cumplidos en tierra santa. Esta semana la parashá se encuentra con Moisés, estando a pocas semanas de comenzar el cruce del río Jordán, enfrentando el tema de dos tribus (Gad y Menashe), pidiendo no entrar a la tierra prometida. Después de un acuerdo que prevé el suministro de soldados para el frente de batalla de estas dos tribus, hasta que todos reciban sus tierras, solo entonces regresarían a sus hogares. El compromiso fue aceptado por ambas partes. Esta nueva generación preocupada por el aspecto financiero quiere estar del lado donde los pastos son adecuados para sus numerosos rebaños. Tenemos que llevar la espiritualidad a nuestra vida diaria, pero nunca olvidemos que este servicio debe realizarse en Tierra Santa. Shabat Shalom

Italiano:

Parasha di Matot e Maasseh. Dopo 40 anni di peregrinazioni nel deserto, sono elencate le 42 stazioni dove è passato il popolo d’Israele. Sappiamo che la generazione che vagava in questo periodo era chiamata la generazione della conoscenza, poiché apprese direttamente da Mosè. Una generazione teorica che non ha voluto mettere in pratica i comandamenti indicati come adempiuti in terra santa. Questa settimana la parasha incontra Mosè, a poche settimane dall’inizio dell’attraversamento del fiume Giordano, di fronte alla questione di due tribù (Gad e Menashe), chiedendo di non entrare nella terra promessa. Dopo un accordo che prevedeva la fornitura di soldati per il fronte di battaglia di queste due tribù, fino a quando tutti avrebbero ricevuto la loro terra, solo allora sarebbero tornati alle loro case. Il compromesso è stato accettato da entrambe le parti. Questa nuova generazione preoccupata per il lato finanziario vuole stare dalla parte dove i pascoli sono adatti alle loro numerose mandrie. Dobbiamo portare la spiritualità nella nostra vita quotidiana, ma non dimenticare mai che questo servizio deve essere svolto in Terra Santa. Shabbat Shalom

English:

Parasha of Matot, and Maasseh. After 40 years of wandering in the desert, the 42 stations where the people of Israel passed through are listed. We know that the generation that wandered during this time was called the generation of knowledge, as they learned directly from Moses. A theoretical generation that did not want to put into practice the commandments indicated to be fulfilled in the holy land. This week the parasha comes across Moses, being a few weeks away from starting the crossing of the Jordan River, facing the issue of two tribes (Gad and Menashe), asking not to enter the promised land. After an agreement that provides for the supply of soldiers for the battlefront of these two tribes, until all receive their land, only then would they return to their homes. The compromise was accepted by both parties. This new generation concerned about the financial side wants to be on the side where pastures are suitable for their numerous herds. We do have to bring spirituality to our daily lives, but never forget that this service must be done in the holy land. Shabbat shalom

Dr. Nenê Sobel